sábado, 8 de novembro de 2014

O mal da atualidade!!

          Quem nunca tomou uma Coca-cola geladinha pra refrescar a sede que atire a primeira latinha, mas você já parou para pensar no que acontece com seu organismo depois que a Coca entra?

         
        A fórmula da Coca-cola ainda hoje nunca foi divulgada, sendo um segredo comercial e industrial protegido por diversas patentes. No entanto sabe-se que esse refrigerante possui uma substância chamada de ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico, composto químico este de fórmula molecular HPO. E é desse acido que surge todo o problema da Coca. Ao saborear dessa bebida, você só não vomita graças ao ácido fosfórico presente na mesma, porque ele quebra o efeito do açúcar do refrigerante. No entanto, este açúcar vai para onde? Para o nosso sangue. E a partir dai nosso fígado acaba transformando-o em gordura.
            Agora, quando ingerimos uma dose alta de Coca, nós só não ficamos ‘nas nuvens’ porque os receptores de adenosina, que é uma substância química, produzida de modo natural pelo organismo, que atua como mensageiro, e que estão situados no tecido nervosa (particularmente no cérebro), são bloqueados, mantendo o estado de excitação. Nós nem notamos, mas no fim há uma leve subida na pressão arterial.
          Além disso nosso corpo começa a produzir dopamina para estimular aquela sensação de prazer e euforia proveniente do uso de alguma droga, que os cientistas comparam à Heroína.
         O ácido fosfórico também, aprisiona o cálcio, o magnésio e zinco no intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Isso também nos faz eliminar cálcio (dos ossos) pela urina (o que, já foi comprovado, ocasiona uma osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos). Um tempo depois nós já sentimos falta do açúcar e pode ficar levemente irritado ou preguiçoso. Cerca de 1 hora e meia após a ingestão, nós já despejamos toda a Coca e os nutrientes necessários para fortalecer nossos ossos e dentes através da urina.
        A Coca-cola também, por apresentar a substância química cafeína, gera um pouco de dependência. Logo após toma-la  e mesmo depois dela ter expulsado o que era útil para o nosso organismo, nós ingerimos novamente e assim vai. Uma nutricionista e doutora em ciências dos alimentos da UFRJ, Maria de Lourdes Giada, afirmou que o ideal é não passar de uma lata de Coca-cola por semana, mas o melhor mesmo seria abolir esta bebida do nosso cardápio.




        Houve também um estudo divulgado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que mostrou que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoólicas. O vilão é o xarope de frutose de milho, que está contido em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em excesso pode causar fibroses ou danos no órgão. Interessante mostrar que o consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando foi descoberto que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.
 
          O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com frequência. O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da universidade, analisou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica, também chamada de Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.
       Essa doença atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses. O dano é similar ao causado pelo consumo pesado de álcool, como já foi mostrado em postagens anteriores.
       Não há ainda tratamento definido para este tipo de problema no fígado, mas o que se faz normalmente é descobrir o que causou o acúmulo da gordura no fígado e sugerir mudanças de hábitos, como baixar o consumo de refrigerantes e fazer exercícios físicos, protegendo assim o fígado.
           Abaixo segue um vídeo sobre esses danos causados pelo consumo de refrigerantes!


Após esta postagem, você ainda vai querer consumir frequentemente Coca-cola? Reflita bem antes de fazer..


FONTES:

http://www.infoescola.com/drogas/heroina/

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coca cola certamente é um dos "mals" mais poderosos da atualidade, sendo capaz até de influenciar no mito do papai noel. Devido ao alto potencial de persuasão do seu marketing, uma forte estratégia de eliminação de concorrência, o baixo preço, o sabor agradável e a sensação de prazer que fornece, além da capacidade viciante, é um produto muito difundido e presente no cotidiano da humanidade.
      Como foi falado, devemos evitar seu consumo e conhecer os efeitos que produz no organismo.

      Beber refrigerante é uma forma comum para saciar a sua sede, mas normalmente ainda sentimos sede depois de beber. Isto é porque a maioria dos refrigerantes não têm a água e os nutrientes que precisa para saciar a sua sede. Na verdade, refrigerantes contêm produtos químicos que desidratam ainda mais. Se você é um bebedor de refrigerante normal, você logo acabar em um ciclo vicioso onde você continuar bebendo refrigerante mais e mais, sem nunca realmente re-hidratação do seu corpo. Isto também é problemático por causa de todas as coisas ruins que há na maioria dos refrigerantes.
      FONTE
      http://centrodeartigo.com/primeiros-socorros/artigo-238.html

      Excluir
  2. A postagem desta semana foi muito construtiva e interessante na medida em que abordou os problemas ao organismo, derivados da ingestão de Coca-Cola, uma das bebidas mais consumidas no mundo, e presente na mesa e na alimentação diária de muitos brasileiros. Como muito bem retratou o blog, ao ingerir Coca-Cola, o corpo humano adquire uma quantidade exorbitante de açúcar, aumentando a quantidade de gordura no fígado, e, devido a ação do ácido fosfórico, aprisionando o cálcio, o magnésio e zinco no intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo, além de que acarretar também a eliminação de cálcio (dos ossos) pela urina.
    De modo geral, de acordo com o Huffington Post, tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos (aumenta em 20% por ser uma bebida açucarada), e osteoporose (Os refrigerantes de cola contêm ácido fosfórico aromatizante. Segundo o autor principal do estudo, Kathleen Tucker, a substância causa maior acidez no sangue, o corpo então usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo), além de que, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca também o aumento de peso, o Diabetes, e, especialmente nas mulheres, as torna mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides - gordura no sangue (Pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam pelo menos duas porções de refrigerante por semana, eram quatro vezes mais suscetíveis a ter altos níveis de triglicérides). No que concerne a tudo isso, faz-se necessária a intervenção do governo, principalmente no que diz respeito a campanhas de conscientização sobre os riscos da ingestão dos refrigerantes, e o incentivo, através de campanhas e preços baixos, à ingestão de bebidas mais naturais e saudáveis. Aguardo novas postagens sobre o assunto.

    Fonte:
    http://saude.terra.com.br/dietas/refrigerante-conheca-os-verdadeiros-males-da-bebida,10d98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  3. Entre outros elementos que entram na receita da Coca-Cola é o ácido fosfórico, que tem um pH 2,8. O ácido fosfórico também dissolve o cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
    O fato é que a coca cola é uma das marcas mais vendidas em todo o mundo, e a bebida é popularizada e intrínseca ao gosto popular. Possui ainda, a cafeína, substância relacionada aos comportamentos de excitação.
    Não obstante, a coca cola está relacionada ao aumento da pressão por alterar os níveis dos sais orgânicos, como o sódio. Além disso, o líquido (composto por carboidratos) é ainda responsável pelo aumento de lipídeos ou gorduras, uma vez que os glicídios podem originar outros glicídios ou ainda moléculas mais energéticas.
    É imprescindível a conscientização acerca dos riscos do excesso da bebida, e a devida identificação de seus componentes nutricionais nos respectivos rótulos, algo que varia de forma substancial entre os tipos diet e light.
    Ainda sobre o produto, há pessoas que a utilizam para ações comuns do dia-a-dia, mas que chamam atenção.
    - A Coca-Cola Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado por causa da combinação com o Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.
    Mas nem tudo é mau no famoso líquido. Eis por fim algumas dicas e conselhos úteis:
    - Para remover pontos de ferrugem nos cromados dos automóveis:
    esfregue com um chumaço de papel de alumínio molhado com Coca-Cola.
    - Para limpar corrosão dos terminais de baterias dos automóveis:
    despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.
    - Para soltar um parafuso enferrujado:
    aplique um pano encharcado em Coca-cola sobre o parafuso enferrujado durante alguns minutos.
    - Para remover manchas de graxa da roupa:
    adicione uma lata de Coca-Cola ao detergente da máquina da roupa.

    FONTE:
    http://alvaleasaudeevida.blogspot.com.br/2011/03/coca-cola-deliciosa-mas-um-perigo-saude.html

    ResponderExcluir
  4. Texto muito esclarecedor e que alarma a respeito dos perigos de se ingerir a Coca-Cola, bebida tão presente no atual cenário de globalização. Interessante entender os danos que o ácido fosfórico presente nessa bebida infligem ao nosso organismo, como a perda de cálcio (que pode provocar osteoporose), o aumento do metabolismo, entre outros. É chocante também notar que existe um efeito semelhante ao de drogas como a heroína (sensação de prazer e euforia) e é criada uma quase dependência (por causa da cafeína). Além disso, ver que a Coca-Cola tem efeito semelhante ao do álcool no fígado, causando o acúmulo de gorduras no mesmo, preocupa ainda mais. Adicionado a todos os fatos citados, temos a presença do corante Caramelo IV na Coca-Cola, utilizado para dar a cor característica ao refrigerante. O corante caramelo Classe IV apresenta carga iônica fortemente negativa, com boas propriedades emocionantes, alto poder tintorial e alta compatibilidade em refrigerantes e bebidas de baixo pH. O mesmo tem sido relacionado a potenciais efeitos cancerígenos e atualmente pesquisas ocorrem para avaliar se esses riscos são reais.

    Fonte:

    http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/15253/ciencia-e-tecnologia/cientistas-apontam-risco-no-consumo-do-corante-caramelo-usado-em-refrigerantes

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.maua.br%2Farquivos%2Fdissertacao%2Fh%2F5e89d45a061b4391f573bab8cd95c3fb&ei=ODtmVK-UGIugNpWmgZAO&usg=AFQjCNHCfbxruSlwAUT4gv0p_YcjfIshEw&sig2=rnr3Bwdt713spHCoz7edvA

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo excelente apanhando acerca do refrigerante mais comercializado internacionalmente: Coca-Cola, que apesar de todas as repercussões no organismo, é consagrado mundialmente!
    Como salientado, aparentemente o grande vilão da coca-cola resume-se ao ácido fosfórico, responsável pela concentração de cálcio, magnésio e zinco no intestino, proporcionando inúmeras repercussões ao organismo, como a osteoporose, mais presente me mulheres.
    Embora sua fórmula secreta, conhecida apenas pelo produtores na Matriz Internacional da Coca-Cola, pois nas unidades de produção chegam apenas o xarope e os itens secundários pela produção do refrigerante, já se conhece grandes malefícios, e gera a polêmica se a fórmula fosse descoberto. Quais as reais repercussões que este líquido pode desempenhar ??
    Outro fator importante, é que assim como o glúten destacado em outro blog, sua parcela dependente que ocasiona a sensação de prazer são os principais responsáveis pela perpetuação do vício, assim é importante não alimentar esse ciclo vicioso e se possível, conforme recomendado, ingerir a menor quantidade desta substância.
    Além do mais, não temos certeza sobre todos os seus efeitos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Se fosse realmente apenas a Coca-Cola que fizesse tal estrago ao organismo estaríamos aliviados, mas os refringentes atacam de forma similar a coca mudando ingredientes na receita que aumentam ou reduzem algo, dão um sabor a mais, no entanto existem alguns ingredientes que apenas a coca se utiliza, bem ela não tem uma formula tão secreta assim, o espectrômetro-ótico é um aparelho que consegue identificar os componentes químicos de uma substância, os ingredientes da coca são conhecidos, no entanto se torna impossível fabricar refrigerante de formula idêntica visto que a Coca está muito bem protegida judicialmente. Quando comemos muito doce temos uma sensação de enjoo, o fato é que a Coca-Cola tem em média 10% de açúcar, que em uma lata de 350 ml equivale a 35 gramas ou 3 colheres, a bebida não provoca o enjoo pois a Coca possui uma quantidade exagerada de cloreto de sódio, cerca de 50mg, que inibe a sensibilidade ao doce, está aí mais um grande trunfo da empresa, ao tomar a coca para matar a sede você gera sede em dobro, pois o cloreto de sódio ao entrar no organismo gera uma diferença no equilíbrio químico do sangue que tende a ser regulada pelo corpo, através da ingestão de mais líquido. Enquanto todos os outros refrigerantes se utilizam de ácido cítrico, a Coca usa ácido ortofosfórico, como relatado na postagem, ele é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, em quantidade ele pode até causar decapamento do esmalte dos dentes pois ele retira grande quantidade de cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio. Ah, sim, só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão...
    Aguardo novas postagens

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a postagem, visto que a bebida em questão é quase um vício na sociedade. Como bem citou o texto a coca-cola percorre um trajeto pelo organismo depois de ingerido e com isso vão acontecendo muitas reações desagradáveis e maléficas.Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce. O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante). A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido. Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina. A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

    http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/os-males-da-coca-cola.html

    ResponderExcluir
  9. Os refrigerantes são bebidas com grande quantidade de açúcar e pouco nutritivas que vêm sendo relacionados à obesidade e a outros problemas como osteoporose. Tendo isso em vista, o ideal seri que as autoridades elaborassem meios que limitassem a propaganda desses produtos para que não extrapolassem em suas campanha publicitárias como é o caso de uma campanha que ousa em relacionar tomar coca cola com ideal de saúde. Entretanto, a coca cola barganha de todos os lados para se livrar de qualquer tipo de regulação, chega até ser a patrocinadora oficial de um projeto encabeçado por duas revistas da editora Abril, "Emagrece Brasil", cujo objetivo é fazer uma revolução no combate ao excesso de peso e ao sedentarismo e reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para conquistar um peso adequado, ganhando saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física. Segundo o professor da USP, a finalidade dessa aproximação, por meio de patrocínio a ações de fundações, entidades e governos, é ganhar aliados contra projetos de lei que têm sido realizados para sobretaxar esses tipos de alimentos e bebidas em países da Europa e nos Estados Unidos.
    Fonte: http://www.abeso.org.br/lenoticia/761/coca-cola-tem-a-ver-com-saude.shtml

    ResponderExcluir