sábado, 1 de novembro de 2014

Ideal de beleza acomete o fígado?

                  O intenso culto ao corpo é predominante nas sociedades atuais, na qual os indivíduos desfrutam de uma crescente preocupação com a estética e a imagem. Essa preocupação constante leva as pessoas a buscarem sempre novos meios para alcançar o ideal de beleza, impulsionadas basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos.
                
       A prática do culto ao corpo, coloca-se hoje como preocupação mundial, haja vista engloba todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso ora estético, ora preocupado com a saúde. Não é mais através da quantidade de renda que se distingui os indivíduos, e sim pelo corpo mais parecido com o “perfeito”.

         Em vista disso, produtos que melhoram a estética do corpo estão sendo cada vez mais usados, tanto por mulheres quanto por homens, como o chá verde, suplementos alimentares, o famoso ‘Herbalife’ e os perigosos anabolizantes. No entanto, as pessoas não se preocupam e não se atentam para os enormes prejuízos que eles podem causar, principalmente ao fígado.

                É moda nos diversos estados do Brasil, a ingestão dos shakes oferecidos pela empresa Herbalife. No entanto já houve diversas polêmicas a cerca desses produtos, pois muitos consumidores dessas substâncias apresentaram lesões hepáticas graves, como morte de células ou parte do tecido do fígado (necrose), bem como inflamações no fígado(hepatite).
                  As lesões observadas nos pacientes usuários da marca Herbalife são típicas de intoxicação por Plantago ovata e Emblica officinallis, que são ervas que atuam na sensação de saciedade e na estimulação do apetite. O que torna muito difícil identificar o causador das intoxicações pois a empresa se recusou diversas vezes a fornecer as fórmulas usadas na fabricação dos produtos para uma análise detalhada.  

 Essas intoxicações são chamadas de hepatotoxicidade, que é um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas. Pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causado por produtos químicos usados em laboratórios ou indústria, e substâncias químicas naturais, como as microcistinas. Logo isso gera bastante preocupação diante de médicos e nutricionistas, pois a procura por esse tipo de produto é inacreditável e rende bem no bolso daqueles que acreditam que isso só faz bem.
           

           

            Além dos produtos da Herbalife, os anabolizantes também ganham destaque quando se falam em danos ao fígado. Os anabolizantes são substâncias metabolizadas pelo fígado. Primeiramente, eles podem levar a uma inflamação no fígado, elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.) e, consequentemente, à indução do desenvolvimento de quadro conhecido como colestase. Trata-se de uma dificuldade para o escoamento da secreção de bile e a pessoa acaba ficando amarela, por conta de uma icterícia. Além dessa complicação, que é uma das mais frequentes, os anabolizantes podem levar ao câncer primário do fígado. Um exemplo claro do uso de anabolizantes foi o que ocorreu com a ex-BBB Maria Melilo, ganhadora da edição de 2011 do Big Brother Brasil, que desenvolveu câncer de fígado, e precisou retirar 70% do órgão devido à doença.
      O uso de anabolizantes, principalmente em academias, é algo que gera bastante preocupação, em razão da frequência. E é extremamente importante toda a população ter conhecimento de que tais substâncias podem levar a lesões no fígado, inclusive, lesões de gravidade, como o câncer, e eventualmente alguns processos inflamatórios que levam à colestase. Portanto, é de fundamental importância a divulgação de que anabolizantes podem causar danos ao fígado, algumas vezes irreparáveis, para que assim as pessoas tenham consciência do que estão fazendo ao seu corpo, tudo isso só para alcançar o ideal de beleza.

                    E por último tem-se os problemas causados pelos chás, como o chá verde, que causam lesões hepáticas em virtude de ser o fígado o principal responsável pelo metabolismo e excreção dos mesmas. As hepatites induzidas por chás podem ser assintomáticas, manifestando-se tão somente por alterações das enzimas hepáticas ou apresentam-se com espectro clínico variado, muitas vezes como hepatites agudas, de evolução benigna, ou na forma grave, onde seu prognóstico é sombrio. A forma fulminante acomete cerca de até 20% dos indivíduos com hepatites agudas medicamentosas que desenvolvem icterícia, sendo que somente 20% deles sobrevivem com tratamento conservador. As hepatites crônicas e cirrose hepática são manifestações raras, sendo responsáveis por menos de 1% dos casos.

                
           O diagnóstico das hepatites provocadas por ervas é preponderantemente clínico e de difícil comprovação em virtude da ausência de manifestações clínicas e bioquímicas específicas, sendo necessária a exclusão de outras patologias hepáticas específicas. A suspensão imediata do agente responsável é ainda a melhor opção terapêutica, devendo evitar-se a sua reintrodução ou mesmo a administração de substâncias com estruturas químicas semelhantes em virtude do risco se desencadear doença hepática grave, às vezes com evolução fatal.
           Depois de mostrar alguns dos danos causados por produtos de beleza para o corpo, você vai escolher o que? Usá-los e adquirir doenças hepáticas ou cuidar do corpo através de exercícios físicos e atividades saudáveis? 









Referências Bibliográficas:

8 comentários:

  1. A busca pelo corpo ideal é uma máxima que vem há muito tempo sendo discutida, e que é evidenciada pela incessante procura de suplementos, chás e substâncias anorexígenas, ou de hipertrofia muscular.
    No entanto, o metabolismo hepático de tais substâncias tem produzido uma série de consequências negativas para a homeostase orgânica,como a classe dos termogênicos que influenciam os hormônios relacionados à tireoide, uma vez que alterações nessa glândula provocam, em última instância, mudanças no peso. Mas seu uso inadequado pode futuramente descontrolar a produção natural e trazer problemas que antes eram inexistentes.
    A hepatotoxicidade provocada por essas substâncias e produtos, como já falado em meu blog, acerca da ação medicamentosa, interferem de forma negativa nas funções orgânicas, sobretudo pela produção de toxinas no órgão e a desfunção hormonal.
    Quando se fala em saúde pública, devemos lembrar primeiramente de diálogo e estratégias. É imprescindível a adoção de hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares, ao invés de produtos industriais. Além de não haver interferência na maior glândula do corpo, esse tipo de promoção de saúde proporciona o amplo desenvolvimento do indivíduo, bem como sua integridade psicossocial.

    FONTE:
    http://drauziovarella.com.br/obesidade/entenda-os-mecanismos-e-riscos-dos-principais-suplementos-nutricionais-do-mercado/

    ResponderExcluir
  2. Os padrões de beleza apresentam variações de cultura para cultura, de região para região e sobretudo de tempo em tempo, e essa inconstância provoca uma busca incessante por algo que talvez nunca possa ser alcançado pela sua mutação quase constante. Assim, torna-se cada vez mais frequente o uso indiscriminado de substâncias que aceleram ou proporcionam mudanças para adequar-se ao padrão de beleza do momento.
    Alguns optam por substâncias a serem incrementadas na alimentação e outros decidem retirar alguns componentes essenciais, a exemplo das dietas livres de gorduras, que possuem repercussão sobretudo na absorção de vitaminas lipossolúveis(A, D, E e K).
    As repercussões patológicas vão desde problemas na coagulação sanguínea, fraqueza e sudorese excessiva, fragilidade ou quebra capilar, osteoporose, acumulo de radicais livres, inibição do crescimento, até xeroftalmia, dentre outros...
    É importante salientar a íntima relação hepática, pois estas vitaminas seriam transportadas pelo sistema linfático através das lipoproteínas até o fígado que enviam para serem armazenadas nos tecidos, assim, ocorre um quebra deste ciclo, com as possíveis repercussões já citadas.
    Observando este fluxo, o Ministério da Saúde, lançou recentemente uma cartilha sobre hábitos alimentares saudáveis, indispensáveis para um organismo saudável, que não necessariamente, está dentro dos padrões de beleza, mas há uma qualidade de vida!

    FONTE:
    VITAMINAS, Disponível em http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/os-nutrientes/os-micronutrientes/vitaminas-lipossoluveis

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A integridade hepática é fundamental para o aproveitamento de nutrientes. Qualquer distúrbio neste órgão possui um efeito impactante sobre o estado nutricional. Conseqüências nutricionais da lesão hepática:

    Lesão Hepática Aguda: Independente da causa, a lesão hepática aguda está associada à anorexia, náuseas e vômitos. Portanto, a lesão hepática aguda provavelmente comprometerá a ingestão oral de alimento, mas se a doença tiver curta duração ou for autolimitada, as conseqüências nutricionais serão mínimas. Tanto a lesão hepática aguda alcoólica quanto a não alcoólica podem provocar hipoglicemia de jejum. Isso tem sido atribuído à depleção das reservas hepáticas de glicogênio e a um bloqueio da gliconeogênese a partir de aminoácidos.
    Lesão Hepática Crônica: Complicações nutricionais são freqüentes quando a função hepática é prejudicada por lesão hepática crônica, particularmente cirrose. Independente da etiologia, a cirrose pode provocar nos pacientes alterações profundas de composição corporal e anergia a antígenos comuns em testes cutâneos. Os níveis circulantes de vitaminas lipo e hidrossolúveis estão baixos em uma grande porcentagem de pacientes com cirrose alcoólica. Níveis séricos reduzidos de vitaminas lipossolúveis são mais característicos da cirrose não alcoólica. Essas deficiências nutricionais surgem como resultado de um ou mais dos seguintes fatores: ingestão dietética inadequada, má digestão, má absorção e metabolismo defeituoso.
    Avaliação do estado nutricional e estado geral para a alimentação. A avaliação do edema, principalmente em paciente cirróticos é extremamente necessária para desmascarar possíveis falhas na interpretação do Índice de Massa Corporal - IMC (Peso/Altura2). Na presença de edema significativo, anasarca ou ascite este parâmetro deverá ser considerado utilizando-se alguns aspectos clínicos apresentados pelo paciente.

    http://www.doencasdofigado.com.br/cirrose_02.html

    ResponderExcluir
  5. Na busca pela beleza e para alcançar os padrões impostos pela sociedade, muitas pessoas se submetem à práticas perigosas e que podem lesar seriamente sua saúde. O blog nesta postagem apresentou um assunto bem interessante, por tratar da relação desta busca pela beleza, que leva ao uso de suplementos e anabolizantes, e os danos causados ao fígado em vista disso. Como foi muito bem mostrado no texto, o uso de anabolizantes pode causar danos no fígado, que podem se manifestar pela elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.), quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado. Além disso, é comum aparecerem também problemas endócrinos e cardíacos, lesões dermatológicas típicas de acne impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides, retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas, aumento da pressão arterial, aumento do colesterol total, diminuição de HDL (“bom colesterol”), aumento de LDL (“mau colesterol”) e aumento de triglicérides, dentre muitos outros riscos à saúde. Desta forma, para vencer este problema, faz-se necessário que seja investido em programas de conscientização principalmente em academias, que costumam serem os locais primeiros do uso destas substâncias, para que as pessoas possam ser alertadas dos riscos que correm na busca do tão sonhado “corpo perfeito”. Aguardo novas postagens sobre o assunto.

    Fonte:
    http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/abuso-de-anabolizantes/

    ResponderExcluir
  6. A fascinação pela beleza torna-se um problema quando passa a acometer nossa saúde. A polêmica dos shakes da herbalife desmistifica a falsa associação entre a credibilidade e popularidade de uma empresa com um comprometimento com a saúde dos clientes. A ação maléfica dos chás também surpreende, já que são vistos como bebidas naturais de origem milenar. Qualquer alimentação incomum pode causar danos ao fígado, já que o mesmo processa grande parte das substâncias antes que possam ser excretadas.
    Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes
    Homens e mulheres que fazem uso dessa droga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma; alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos. Nos homens ainda observamos a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).
    Os anabolizantes podem causar dependência, mas não são considerados como risco para consumo de outras drogas.
    FONTE
    http://www.brasilescola.com/biologia/anabolizantes.htm

    ResponderExcluir
  7. A padronização do ideal de beleza faz com que as pessoas utilizem todas as ferramentas disponíveis para se encaixar. A postagem mostra isso de maneira sucinta e direta, demonstrando as consequências da utilização de anabolizantes, chás e dos famosos shakes da marca Herbalife. Elas são inúmeras, desde a hepatite ao câncer de fígado. Assim, nota-se no texto que, apesar do benefício estético ganho, essas substâncias causam prejuízos imensuráveis ao corpo. Portanto, se existe o desejo de alcançar o chamado corpo perfeito, deve-se buscar alternativas saudáveis e benéficas ao corpo, como a pratica regular de atividades físicas, como ciclismo ou musculação, entre outras. Uma destas outras alternativas é o suco verde, que ajuda a limpar o organismo de radicais livres e toxinas. Outra maneira seria uma alimentação mais saudável em geral, descarregando o corpo e, em especial, o fígado.

    ResponderExcluir
  8. O absurdo a que chegaram certas pessoas de por a saúde de lado e se por a procura da beleza, que talvez nunca chegue como esperada, quando o indivíduo se sujeita a dietas mirabolantes que transformam o corpo o qual tem que se adaptar a elas bruscamente, saindo do seu funcionamento tipico, dietas sem carboidratos, sem proteínas, quem nunca ouviu falar na dieta da sopa? Há pessoas que se sujeitam ao uso de substâncias que teoricamente auxiliarão no ganho de massa e na perda de peso; O organismo está entrincheirado, batalhando substancialmente contra esses elementos nocivos, como alguns dos quais foram apresentados sucintamente na postagem, e o fígado é o personagem que está na linha de fogo, e é um dos órgãos mais prejudicados, pois tudo isso há de ser metabolizado por ele. Há ainda alimentos de origem vegetal que julgamos que não nos fara mal, como o chá verde, que é rico em cafeína e tem ação estimulante, mas que no entanto prejudica o fígado, há ainda misturas perigosas para quem usa medicamentos junto a essas ervas, um ótimo exemplo é o chá de camomila junto a aspirinas (ácido acetilsalicílico) provoca hemorragia estomacal. Por suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias e analgésicas, ela potencializa os efeitos da aspirina, que também tem ação analgésica e antiplaquetária, ou seja, impede que as plaquetas de coagularem.


    http://revistashape.uol.com.br/saude-e-bem-estar/chas-podem-ser-nocivos-a-saude/
    http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SAUDE,87690

    ResponderExcluir